Henrique Sampaio Ferreira, natural de Santar, desde cedo se iniciou na cozinha/restauração no restaurante/petisqueira do tio-avô onde desde os 14 anos era presença assídua aos fins de semanas e férias escolares.
Nos anos que se seguiram a sua formação académica levou-o até Trás-os-Montes onde frequentou a Escola Agrícola e posteriormente em 2007 deu voz ao bichinho que sempre lá esteve e integrou a licenciatura de Restauração e Catering.
Passou como aprendiz e estagiário em eventos como o Catering no Estoril Open e em cozinhas como a Quinta das Lágrimas, a Tasca da Esquina Lisboa e o Paço dos Cunhas de Santar, tendo tido o privilégio de trabalhar e partilhar eventos com o Chef Henrique Sá Pessoa e Chef Vitor Matos (com quem, no último par de anos, tem realizado eventos em comum e que é um dos seus pilares de aprendizagem e parceria).
Chega ao grupo Globalwines em 2009 como estagiário de cozinheiro, e ao longo dos anos trabalhou nos vários restaurantes do grupo onde aprendeu com os vários Chefs que por lá passaram.
Assume em 2013 a chefia da cozinha dos Paço dos Cunhas de Santar, lugar que considera a sua casa.
Em 2016 é promovido a Chef Executivo da GlobalWines, coordenando as 3 cozinhas do grupo: Quinta de Cabriz, Paço dos Cunhas de Santar e Quinta do Encontro.
Em 2018 o desafio na GlobalWines aumenta e desde então passa a dirigir os três restaurantes do Grupo, onde passa grande parte do seu tempo.
De 2020 a 2023 esteve como Consultor de F&B do restaurante da Qta do Medronheiro, onde desenvolve toda a parte gastronómica.
Em 2022 ruma á cidade do Porto onde é consultor do Wine Bistro, Mind The Glass.
Neste Momento trabalha no seu projeto mais querido e mais ambicioso “Projeto Tertúlia” que tem como missão o trabalho começado pelo seu Avô Aires do desenvolvimento do receituário regional e da região Centro. Este projeto inclui também serviços de consultoria na área da restauração e Hotelaria.
Em Agosto de 2023 abre a Tertúlia Gastronomia na Vila de Nelas, dentro do Hotel Puro Dão, juntamente com o socio e amigo o Somellier José Cardoso, onde desenvolvem um trabalho em volta de produto Nacional e de época, uma carta de vinhos ambiciosa, dando primazia ao Dão e a Portugal.